quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

AULA 01 – INTERFACE DO USUÁRIO – INTRODUÇÃO AO AUTOCAD 2016




Olá, pessoal! Tudo bem? Quero compartilhar com vocês um pouco do aprendizado em representação gráfica 2D e 3D que eu tive durante a minha formação em Arquitetura e Urbanismo.

Hoje vou ensinar à vocês à trabalhar com o AUTOCAD 2016 e falar mais sobre a nova interface do usuário. Esta seria a nossa primeira aula do curso completo, que eu vou falar desde os conceitos mais básicos do programa, até os mais avançados, como por exemplo, criação de projetos como plantas, cortes, plotagem, e aprofundar mais na área da Arquitetura e Engenharia civil.

Para quem não conhece o programa, ou está trabalhando com ele pela primeira vez, ele é um programa de computação gráfica que nos permite criar e editar desenhos em ambientes 2D e 3D. 

Várias áreas profissionais usam este programa, porque suas ferramentas podem ser usadas para fazer qualquer tipo de desenho, como por exemplo: projetos mecânicos, arquitetônicos, estruturais, cartográficos, projeto de interiores, mobiliários, enfim, tudo.

 Eu vou utilizar durante o curso todo, a versão do AutoCAD 2016, e quando você abre o programa, você se depara com esta janela, que está dividida em 3 grupos diferentes:



O 1º grupo, chamado GET STARTED, seria mais voltado para a realização de um novo projeto. Pode ser qualquer desenho, mecânico, arquitetônico, estrutural, ETC. 

O 2º grupo, do meio, são os arquivos que você trabalhou por ultimo, os mais recentes.

O 3º grupo, e ultimo, são notificações e dicas do AutoCAD.

Ainda nesta tela, você pode ter acesso ao MENU SUPERIOR (que é o A vermelho do Autocad). Nele você pode localizar alguns projetos já feitos também armazenados em seu computador.



Para você que quer começar um projeto do zero, você tem duas opções. 
Ou clicar direto neste retângulo chamado START DRAWING, ou você clica na aba escrito TEMPLATES e escolhe uma das opções abaixo, um arquivo que seja do próprio Autocad que venha na instalação ou algum que você tenha criado no formato DWT. 
Como não criamos nada, vamos clicar no arquivo mais comum do Autocad, que é o acadiso.dwt.



Separamos a interface em 3 grupos: 
1º grupo (superior) é a Barra de ferramentas, 
o 2º grupo (meio) é a Área de trabalho (onde você vai desenhar) 
e no 3º grupo (inferior) eu tenho a linha de comando e alguns dados.



Explicando melhor a Barra de ferramentas, temos o Menu de Acesso (A vermelho do Autocad), que tem opções muito parecidas com o que vemos nos programas do Pacote Office do Windows: Você pode criar um Novo Arquivo, Abrir um arquivo já existente, Salvar, Salvar como, Exportar, fazer Publicações diretamente na rede, Plotagem e impressão, Drawing Utilities (que vou encontrar status, unidades, sistema de limpeza e recuperação) e close (para fechar o Autocad).
                Na parte inferior, temos OPTIONS (para configurar o Autocad) e Sair da versão do Autocad 2016.


Saindo do Menu de Acesso, eu tenho ao lado o Menu de Acesso Rápido, que tem os principais componentes do Menu de Acesso em forma de ícones.


Ao lado temos o nome do arquivo e depois o INFO CENTER, ou conhecido também como CENTRO DE INFORMAÇÕES. Essa barra oferece ajuda direta do help do AutoCAD, e ainda a links da Autodesk relativo ao programa e a blogs. Se você digitar o nome de um comando ou ação que você deseja saber o Autocad vai te dar as opções de referências sobre a palavra digitada.


Logo abaixo temos o MENU RIBBON, que são abas que contem grupos diferentes. Exemplo: Na aba HOME, temos os grupos DRAW, MODIFY, PROPRIEDADES, LAYERS, e assim vai.


Clicando ainda em cada setinha você tem mais ferramentas de cada grupo.  Ao longo do curso vou explicar cada ferramenta.

  
Falando mais da Área de trabalho. Notem que ela está quadriculada. O Autocad chama isso de GRID e ele embaixo da tela ao lado da palavra MODEL (como mostra figura abaixo) e podemos ativar ou desativar o GRID com apenas um clique, ou pelo atalho no teclado F7. 
É bom irem se acostumando com esses atalhos pessoal, porque isso facilita muito e agiliza quando estamos projetando no Autocad.




Logo abaixo temos a LINHA DE COMANDO. A Linha de Comando é muito importante, pois é através dela que o Autocad se comunica com você. Todo comando que você der aparece na linha de comando, todas as medidas e dependendo do comando que você der, o Autocad te faz perguntas mais especificas para que você possa seguir desenhando.


No canto inferior esquerdo eu tenho os eixos X e Y, para nos orientar.  
Abaixo nós temos a aba MODEL, que é onde nós desenhamos. 
A aba LAYOUT 1, que seria a prancheta, com carimbo, margem, pra nós configurarmos conforme queremos na impressão. 
Ao lado nós temos a aba LAYOUT 2, que é exatamente igual à aba LAYOUT 1. 
Você pode criar varias abas se quiser, renomeá-las, você pode criar quantos tipos de folhas e pranchetas você quiser.


Logo abaixo temos o sistema de MODEL, o GRID, o Ortogonal, enfim, várias ferramentas que podemos habilitar ou desabilitar facilmente clicando nelas ou com atalhos no teclado. 
Ou então, se preferir, você clica neste ícone que parece um MENU, três tracinhos, à direita. Mas por enquanto não vamos alterar nenhuma delas.



Bom pessoal, essa é a interface do Autocad 2016, espero que vocês tenham gostado dessa 1ª aula. Pra quem já está habituado ao Autocad, vou fazer um vídeo explicando quais são as diferenças entre o 2015 e o 2016, e quais são os recursos novos que a versão 2016 trouxe.
Muito obrigada pessoal e até a próxima aula!





Sem comentários:

Enviar um comentário